COLÉGIO BOM JESUS

O Centro Educacional Bom Jesus, no município de Palhoça, foi fundado em 1991 com o então pioneiro Curso Supletivo na região. No ano seguinte, implanta o atendimento aos alunos até o final do Ensino Fundamental.

Desde então, vários outros cursos tem sido implantados e oferecidos à comunidade colocando sempre o C.E.B.J. em destaque por seu pioneirismo em áreas como informática e enfermagem.

Em 15/07/1998 foi inaugurado o novo edifício Sede oferecendo aos alunos amplas e modernas instalações e inúmeras opções de atividade de acordo com a faixa etária e investimento em profissionais competentes com a educação.

O C.E.B.J. prima por proporcionar às classes menos favorecidos uma educação de qualidade. Oferece aos alunos um excelente acervo para pesquisa em sua Biblioteca, além de um ótimo laboratório de Bioquímica.

Nesses 17 anos de existência, o Bom Jesus cresceu muito, mas desde o seu início a Educação de Jovens e Adultos tem sido seu maior mercado com mais de 6.000 alunos formados.

Através do convênio firmado, de 2002 até 2008, com a Universidade do Norte do Paraná (UNOPAR), o C.E.B.J. oferece aos seus alunos os Cursos Superiores à Distância, tais como: Administração, Contabilidade e Pedagogia; possibilitou ao estudante de sair com uma profissão de Nível Superior com credibilidade no Mercado de Trabalho.

Atualmente

 

MISSÃO

 

Desenvolver, no âmbito do Centro Educacional Bom Jesus, um trabalho pedagógico integral, que envolva a construção do conhecimento, postura ética, atitudes positivas no relacionamento pessoal e interpessoal, sob um enfoque construtivista, associando atividades extraclasse e práticas com interação com a comunidade.

 

 

VISÃO

 

Investir em novas habilidades, novas idéias, novas percepções sobre o relacionamento humano tem refletido em mudanças relativas à visão educacional, abrangendo o programa à um número de pessoas predispostas à trabalhar em equipe, colaborar no planejamento e responsabilizarem-se pela avaliação da própria prática. O desafio passa ai a articular o contexto cultural de cada Ser em um contexto educacional que transcende a dimensão individual, apresentando assim uma proposta de vinculação entre Aprendizagem, cultura, ensino e Desenvolvimento.

A clareza de que o Centro Educacional Bom Jesus de Palhoça tende a obter em sua prática pedagógica as concepções filosóficos-sócio-educacionais fundamentados e contextualizados em princípios construtivistas tem se caracterizado através de ações e reflexões sobre o caráter socializador do ensino e sua função no desenvolvimento individual, articulando respostas diversificadas capazes de atender às distintas necessidades dos alunos aos quais se dirigem, ou seja, ser uma escola capaz de atender à diversidade.

 

VALORES

 

O Centro Educacional Bom Jesus, adota atualmente uma proposta construtivista na sua ação educativa. Firmamos os seguintes princípios:

 

  1. Respeito ao processo de construção do conhecimento a partir da realidade concreta do aluno;
  2. “Articular-se com as famílias e a comunidade, criando processo de integração da sociedade com a escola” (LDB, 9394/96, art. 12, in. 1);
  3. Propiciar aos educandos em suas relações uns com os outros as condições para se assumir como ser social, histórico e transformador;
  4. Proporcionar e potencializar o desenvolvimento do aluno em suas capacidades cognitivas, motoras, afetivas, emocionais, pelo processo de ensino-aprendizagem;
  5. Valorização da cultura, da história e do ambiente ao qual o aluno está inserido.

 

Desta forma, cabe a Escola, construir um espaço de socialização, sistematização e construção de um novo saber, para que os alunos se assumam socialmente como sujeitos construtores da história, criativos acima de tudo, participativos.